www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

01/04/2016

Você sabe dizer NÃO?


As provas do mundo estão a nos testar a todo o momento. Para não sucumbir a elas precisamos saber o que queremos para então nos posicionarmos.

Nós, seres imperfeitos num mundo de provas e expiações somos testados a todo instante. Jesus na sua plenitude foi testado durante 40 dias e 40 noites no deserto da Judéia, então como pensar que nós não seríamos?

Como uma amiga e companheira de anos de doutrina me disse: “nasci obsidiada e morrerei obsidiada”. Difícil a gente assumir isso, ainda mais se nos achamos supra-espiritualizados, mas acreditem, nós estamos sofrendo a todo momento as influências espirituais.

459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?
-- Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem.
KARDEC. O Livro dos Espíritos. Livro II, Cap. IX. A INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPÓREO

A qualidade dos nossos pensamentos e ações é que determinará se essa influência espiritual é superior ou inferior. Manter o pensamento elevado nos protege de vivermos a maioria de nossas aflições diárias.

Os nossos desejos mais íntimos são as portas de entrada para estas ações de espíritos inferiores. Tudo parte de nós, de nossos desejos e imperfeições. Então não devemos achar que tudo que nos acontece é culpa de obsessão, já que a origem do problema está em nós.

A lei da atração nos aproxima por sintonia de espíritos afins a nossa vibração, a nossa faixa de pensamento, sejam eles encarnados ou desencarnados. Por exemplo: Quando um amigo lhe oferece algo que você não gostaria de experimentar, mas tem no mínimo curiosidade já que todos os seus amigos experimentaram, há uma verdadeira guerra travada ao redor dos envolvidos na qual nossos olhos não percebem: de um lado nosso Anjo Guardião, nossos protetores e mentores, do outro espíritos doentes que desejam mais uma vez sentir os miasmas de seus vícios terrenos de outrora, também atuam no processo o Anjo da Guardião, protetores e mentores do seu amigo e os espíritos sofredores que o acompanham. Por fim, quem determinará a vitória deste conflito será você, ao utilizar seu livre-arbítrio e dizer sim ou não.

Às vezes para evitar sermos taxados de caretas, sem noção, C.D.F. etc. e por medo de sermos excluídos daquele círculo de amizade dizemos “sim”. Agradamos a estes “amigos” que estão nos fazendo uma proposta ou oferecendo algo ilícito, mas estamos agredindo a nós mesmo. E seremos nós que responderemos pelas conseqüências desta decisão, não eles. Muitas vezes iniciando um processo de viciação por um gesto que pra pessoa partiu de uma simples camaradagem.

Antes de dizermos Sim, devemos conhecer melhor as consequências deste consumo ou destas práticas ilícitas pois muitas consequências provenientes destas não estão visíveis no mundo físico. Por ignorância ou por não buscarmos nos esclarecer, não ouvimos os conselhos de nossos pais que são quem deveriam nos conduzir pela vida, assim acabamos escolhendo a decisão errada achando que um pequeno delito seria um ato de rebeldia sem consequências pro nosso futuro.

Às vezes pensamos que ninguém irá saber, esquecendo que nunca estamos sozinhos, uma plêiade de espíritos estão a nossa volta, mesmo quando estamos no nosso quarto de portas fechadas.

Por isso, pense melhor antes de dizer Sim. O Não sem agredir, sem julgar a pessoa que nos aborda é a melhor posição para você. Na maioria das vezes esta pessoa que nos abordou é quem mais precisa de ajuda e um apoio amigo.

A família deve ser sua fortaleza, procure construir uma relação sólida, com respeito. Conversas entre pais e filhos sem repressões, mas mostrando as conseqüências de nossas escolhas é o melhor caminho para orientar e proteger nossos entes queridos, ainda mais os que dependem dessa orientação mais íntima na imaturidade da vida.

Ensinar nossos filhos a dizer Não é algo importante desde muito pequenos: recusar um doce de um estranho, recusar fazer o que ele não quer, recusar brincadeiras agressivas ou depreciativas é um passo importante para a formação do caráter e personalidade deles. Sempre mostrando que há limites para tudo até nos contatos com qualquer pessoa dos nossos laços de familiares e de amizades, nossa intimidade e individualidade deve ser respeitada desde criança.


Cabe aos pais assumirem o papel de protetor e orientador para seus filhos. Filhos cabem a vocês darem a seus pais o respeito e buscar neles as primeiras orientações para tudo, ver neles a sua sustentação. Esta é uma relação que deve ser construída. A confiança deve ser conquistada desde cedo e o amor deve reinar acima de todos os conceitos impostos pelo mundo. Conhecer a si mesmos e àqueles que os cercam é um passo importante para uma boa convivência.

Colaborador: Robert Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário