www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

O suicídio e a loucura - CAPÍTULO V-Bem Aventurados

 

CAPÍTULO V
O SUICÍDIO E A LOUCURA
·       A CALMA e a RESIGNAÇÃO presentes na maneira de encarar a vida terrestre e na fé no futuro, dão ao espírito uma serenidade que são o melhor preservativo contra a LOUCURA e o SUICÍDIO.
·       A maioria dos casos de loucura que acometem o homem se deve ao fato de não suportarem as vicissitudes que lhe são impostas.
·       Já no suicídio, excluídos aqueles que o cometem em estado de embriaguez e de loucura, e que pode-se chamar inconscientes, é certo que,  quaisquer que tenham sido os motivos, têm sempre por causa um descontentamento.
·       Aqueles que não creem na vida eterna, e que creem que tudo nele se acaba nesta vida, acham natural e lógico, abreviar suas misérias pelo suicídio. As razões mais excitantes ao suicídio (covardia moral) são:
o   A incredulidade;
o   A dúvida sobre o futuro;
o   As ideias materialistas se constituem o veneno que inocula em um grande número de pessoas o pensamento do suicídio.

·       Com o Espiritismo, não havendo mais dúvida, o aspecto da vida muda; o crente sabe que a vida se prolonga indefinidamente além túmulos, daí a paciência e a resignação que afastam o pensamento do suicídio, promovendo a coragem moral.
·       O Espiritismo nos mostra os próprios suicidas vindo revelar, sua posição infeliz, e provar que ninguém viola a Lei de Deus, que proíbe ao homem abreviar, sua vida.
·       O Espírita tem para combater a ideia de suicídio vários motivos como:

o   A certeza de uma vida futura, na qual ele sabe que quanto mais resignado tenha sido na Terra sobre sua infelicidade, será mais feliz;

o   A certeza de que abreviando sua vida, alcança resultados exatamente, contrários aos que se esperava, que se livra de um lugar para chegar a um pior, mais longo e mais terrível;

o   Que se engana em se crê que se matando, vai mais rápido pro céu;

o   Que o suicídio é um obstáculo para que ele, se reúna no outro mundo, aos objetos de sua afeição que esperava ali encontrar;

·       Muitos suicídios são impedidos pelo Espiritismo, e pode-se dizer que, quando todos forem Espíritas, não haverá mais suicídios conscientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário