www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

I – Formação dos Mundos- LIVRO PRIMEIRO - CAPÍTULO III: CRIAÇÃO

 

LIVRO PRIMEIRO
AS CAUSAS PRIMÁRIAS
CAPÍTULO III– CRIAÇÃO
I – Formação dos Mundos
(Da questão 37 à 42)

O Universo compreende a infinidade dos mundos que vemos e não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço e os fluidos que o preenchem.

O Universo não pode ter sido feito por si mesmo, e se existisse de toda a eternidade, como Deus, não poderia ser obra de Deus.

Comentário de Kardec: “A razão nos diz que o Universo não poderia fazer-se por si mesmo, e que, não podendo ser obra do acaso, deve ser obra de Deus.”

Deus criou o universo por sua Vontade. Nada exprime melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras do Gênese: “Deus disse: Faça-se a luz, e a luz foi feita”.

Tudo o que se pode dizer, e que podeis compreender, a respeito do modo de formação dos mundos, é que os mundos se formam pela condensação da matéria espalhada no espaço.

Os cometas seriam, como agora se pensa, um começo de condensação da matéria, mundos em vias de formação; absurdo, porém, é acreditar na sua influência. Quero dizer, influência que vulgarmente lhe atribuem; porque todos os corpos celestes têm a sua parte de influência em certos fenômenos físicos.

Deus renova os mundos, como renova os seres vivos, portanto, é perfeitamente possível que um mundo completamente formado despareça, e a matéria que o compõe espalhar-se de novo no espaço.


Somente o Criador pode conhecer a duração da formação dos mundos; da Terra por exemplo; e bem louco seria quem pretendesse sabê-lo, ou conhecer o número de séculos dessa formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário