www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

II- ALMA, PRINCÍPIO VITAL E FLUIDO VITAL-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA



O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Allan Kardec

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

II- ALMA, PRINCÍPIO VITAL E FLUIDO VITAL

Kardec aborda as diferentes acepções da palavra ALMA.

“Para uns, a ALMA é o princípio da vida material orgânica; não tem existência própria e cessa com a vida: é o puro materialismo. De acordo com essa opinião a alma seria um efeito e não uma causa.”

“Pensam outros que a alma é o princípio da inteligência, agente universal, do qual cada ser absorve uma porção.” Segundo esta, a alma universal seria Deus, e cada ser, uma porção da Divindade; é uma variante do panteísmo.”

“Enfim, para outros, a alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva a individualidade, após a morte. Essa doutrina segundo a qual a alma é a causa e não o efeito é a dos espiritualistas.”

Kardec considera que as três definições dadas a um único vocábulo “alma” de alguma forma estão certas, embora exprimam três diferentes ideias.

ALMA  ser imaterial e individual que reside em nós e sobrevive ao corpo.

PRINCÍPIO VITAL  princípio da vida material e orgânica, seja qual for a sua fonte, e que é comum a todos os seres vivos da planta ao homem. Desde que pode haver vida independente da faculdade de pensar, o princípio vital é uma coisa distinta e independente.

FLUIDO VITAL – espécie de fluido elétrico animalizado, também chamado de fluido magnético, fluido nervoso, etc. É incontestável, por ser resultado da observação de que:

·       Os seres têm em si uma força íntima que produz o fenômeno da vida enquanto existe essa força;

·       Que a vida material é comum a todos os a todos os seres orgânicos e é independente da inteligência e do pensamento;

·       Que inteligência e pensamento são faculdades próprias a certas espécies orgânicas;

·       Que entre as espécies orgânicas dotadas de pensamento e inteligência, uma existe dotada de um sentido moral especial, que lhe dá incontestável superioridade sobre as outras – a espécie humana.

 É dada à ALMA conceitos individualizados a fim de evitar-se confusão:

·       ALMA VITAL – para designar o princípio da vida material. Esta seria comum a todos os seres orgânicos: plantas, animais e homens.


·       ALMA INTELECTUAL – para designar o princípio da inteligência. Esta seria própria dos animais e do homem.


·       ALMA ESPÍRITA – para o princípio da nossa individualidade após a morte. Pertenceria somente ao homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário