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Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Causas anteriores das aflições.- CAPÍTULO V-Bem Aventurados os Aflitos

 

CAPÍTULO V
CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES
 Se há males dos quais o homem é a causa primeira nesta vida, há outros que lhe são completamente estranhos, e que parecem atingi-lo como por fatalidade, como por exemplo:
·       perda de entes queridos e arrimos de família;
·       acidentes;
·       reveses de fortuna que frustraram todas as medidas da prudência;
·        flagelos naturais;
·       Enfermidades de nascimento, sobretudo aquelas que lhes tiram os meios de ganhar sua vida pelo trabalho, como as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc.
Em virtude do axioma de que “Toda causa tem um efeito” e admitindo-se um Deus justo, essa causa deve ser justa. Não tendo feito nada nessa vida,  deve preceder a uma existência anterior. O homem não escapa jamais às consequências de suas faltas.
Os sofrimentos por causas anteriores são, frequentemente,, como os das faltas atuais:
·       O homem suporta o que fez os outros suportarem; se for duro e desumano, será tratado com dureza e desumanidade;
·       Se foi orgulhoso, poderá nascer em uma condição humilhante;
·       Se foi avarento,  egoísta, ou se fez mal uso de sua fortuna, poderá ser privado do necessário;
·       Se foi mal filho, poderá sofrer com os próprios filhos.
Assim se explicam, pela Pluralidade das existências, e pela destinação da Terra como mundo expiatório, as anomalias que apresenta a repartição da felicidade e da infelicidade entre os bons e os maus desse mundo.
Cada um recebe a parte que merece, sem prejuízo da que lhe é dada no mundo dos Espíritos, e que a justiça de Deus jamais é interrompida.
“ Rendamos graças a Deus que, na sua bondade, concede ao homem a faculdade de reparação e não o condena irrevogavelmente pela primeira falta.”
Nem sempre o sofrimento suportado é uma falta determinada, pode ser uma escolha do Espírito para acabar sua depuração e apressar seu adiantamento. Assim a expiação serve sempre de prova, mas nem toda prova é uma expiação.  Pode-se considerar expiações as aflições que excitam as queixas e compelem o homem à revolta contra Deus.
 “ Os Espíritos não podem as pirar à felicidade perfeita senão quando são puros.”

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