www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

XVI- A TEORIA MAGNÉTICA E A DO MEIO AMBIENTE-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Allan Kardec
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA
XVI- A TEORIA MAGNÉTICA E A DO MEIO AMBIENTE

PARA A TEORIA MAGNÉTICA

·       Todas as manifestações atribuídas aos Espíritos seriam apenas efeitos magnéticos.

·       O médium ficara num estado de sonambulismo acordado, fenômeno conhecido e estudado no magnetismo.

·       No sonambulismo, as faculdades intelectuais dos médiuns adquirem um desenvolvimento anormal, os círculos das percepções intuitivas se ampliam além dos limites de nossa percepção ordinária.

·       Muitas manifestações espíritas podem ser explicadas pelo sonambulismo, porém, a observação prolongada demonstra que a participação do médium é passiva, quando se observa uma multidão de fatos. Por exemplo, se todos os fenômenos fossem provenientes do médium, todas as manifestações deveriam ser idênticas, com linguagens iguais.

PARA A TEORIA DO MEIO AMBIENTE

·       O Médium é ainda a fonte das manifestações, mas ao invés de tirá-las de si mesmo, tira-as do meio ambiente. Os médiuns seriam uma espécie de espelho refletindo todas as ideias, pensamentos e conhecimentos das pessoas que o cercam; nada diria que não fosse conhecido pelo menos de alguma delas.

·       As evidências derrubam essa teoria, quando se demonstra, que algumas comunicações dos médiuns são completamente estranhas aos seus pensamentos, aos conhecimentos, e às próprias opiniões dos presentes, e que essas comunicações são muitas vezes espontânea e contradizem as ideias pré-concebidas.

DA TEORIA ESPÍRITA

·       O Médium é o reflexo de toda a Humanidade, e dessa maneira, se não encontra ao seu redor as inspirações, vai procura-las fora, na cidade, no país, no mundo inteiro e até mesmo em outras esferas.

·       A Doutrina dos Espíritos não é uma concepção humana; foi ditada pelas próprias inteligências que se manifestam, quando ninguém a imaginava e a opinião geral a repelia.
·       Dispõe dos meios para agir sobre as almas (espíritos encarnados) e sobre os espíritos (desencarnados) de maneira eficaz e séria.

·       Mostra as coisas com a realidade, neutralizando os efeitos funestos e de temos exagerado.

Para refletir...

- Onde os médiuns foram buscar uma doutrina que não estava na cabeça de ninguém sobre a Terra?


- Como milhares de médiuns espalhados em diferentes cantos do mundo podem ter as mesmas opiniões e concordarem sem nunca terem se visto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário