www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

03/04/2016

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERISPÍRITO

Resultado de imagem para espírito e perispírito Fonte: Google Imagens
 
Codificador Allan Kardec usou o vocábulo perispírito para designar aquilo que envolve fluidicamente o espírito. É, portanto, um laço fluídico, o intermediário entre o espírito e o corpo físico. É por este laço que o espírito consegue agir sobre a matéria e vice versa. Na nossa condição de espíritos em evolução, em existindo o espírito, necessariamente existirá também o perispírito.
É semi-material, constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um “corpo” para o espírito. Pode ser comparado como uma matéria muito sutil que envolve o espírito. É também chamado de corpo espiritual. É o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual.
O Perispírito possui quatro FUNÇÕES básicas:
Instrumental - A função primordial do perispírito é servir de instrumento do Espírito em sua interação com os mundos espiritual e físico. Esta função permite a percepção, a absorção ou o bloqueio de energias e fluidos que chegam até o indivíduo.
Individualizadora -  Serve à individualização e identificação. O Espírito é único e diferenciado e o perispírito, como seu envoltório, mostra-o, reflete-o, assegurando-lhe identidade exclusiva.
Organizadora - Possibilita a atuação do Espírito no processo de reencarnação, figura como um arquétipo, pois responde pela própria estruturação do corpo. Na encarnação / reencarnação, o perispírito se liga célula a célula ao corpo físico, desde o processo da fecundação, passando pela multiplicação das células e pela diferenciação das estruturas orgânicas.
Sustentadora - Sustenta o corpo físico desde a sua formação até o seu completo crescimento, conservando-o, depois, na vida adulta, durante o tempo necessário. Proporciona o delicado e complexo processo de renovação celular, em que as células são periodicamente substituídas, sem que seja alterada qualquer parte do corpo, conservando a pessoa até mesmo os traços fisionômicos.
PROPRIEDADES do Perispírito:
 
Plasticidade: possui extremo poder plástico, adaptando-se às ordens mentais que brotam continuamente do Espírito.
 
Densidade: o perispírito não deixa de ser matéria, ainda que de natureza quintessenciada, apresentando certa densidade, que se relaciona com o grau de evolução da alma.
 
Ponderabilidade: possui massa imperceptível para os instrumentos dos encarnados terrenos, mas mensurável na dimensão espiritual.
 
Luminosidade: “Por sua natureza, possui o perispírito uma propriedade luminosa que se desenvolve sob o influxo da atividade e das qualidades da alma (...) A intensidade da luz está na razão da pureza do Espírito; as menores imperfeições morais atenuam-na e enfraquecem-na (Allan Kardec)”.
 
Penetrabilidade: o Perispírito, em função de suas características vibratórias, possui natureza etérea que lhe permite atravessar qualquer barreira física terrena. Visibilidade:  é completamente invisível para os olhos físicos. Não o é para os Espíritos. Aos encarnados, vê-lo só é possível para pessoas preparadas mediunicamente, pela propriedade chamada “os olhos da alma”.
 
Tangibilidade: com o devido suporte ectoplasmático, pode tornar-se materialmente tangível, no todo ou em parte.
 
Sensibilidade Global: É a propriedade do Perispírito que popularmente se chama “os olhos da alma”. Se quando encarnado o Espírito recolhe impressões por meio de vias especializadas que compõem os órgãos dos sentidos, sem o corpo físico, sua capacidade de perceber amplia-se extraordinariamente.
 
Sensibilidade Magnética: O Perispírito possui características eletromagnéticas, como um campo de força. Assim, é sensível à ação magnética.
 
Expansibilidade: é indivisível, podendo conforme suas condições, expandir-se, aumentando inclusive o campo de percepção.
 
Bicorporeidade: Faculdade do perispírito, que possibilita, em condições especiais, o seu desdobramento (“fazer-se em dois”).
 
 Unicidade: A estrutura perispirítica como reflexo da alma, é única. Não há perispíritos iguais, como, a rigor, não existem almas idênticas.
 
Perenidade: acompanha o Espírito em sua marcha evolutiva, não perecendo junto com o corpo físico.
 
Mutabilidade:  no decorrer do processo evolutivo, modifica-se em estrutura, forma e atmosfera fluídica.
 
Capacidade Refletora: reflete contínua e incessantemente os estados mentais do Espírito. Odor: a refletir-se na aura, caracteriza-se, também por odor particular, facilmente perceptível pelos Espíritos.
 
Temperatura: pode apresentar, pelo menos em intercâmbios mediúnicos, temperatura própria; alguns médiuns registram uma espécie de gélido torpor em determinados ambientes ou pela aproximação de Espírito sofredor.
 O ser humano, como complexo tripartite (Espírito, perispírito e corpo físico), tem em si um forte componente energético, oriundo do perispírito e das relações deste com o Espírito. O componente energético no ser humano se reveste de tanta ou mais importância que o componente físico ou material, afetando tanto o corpo como o Espírito, pela interface do perispírito.
Assim, tudo no Universo se liga, tudo se encadeia; tudo se acha submetido à grande e harmoniosa lei de unidade, desde a mais compacta materialidade, até a mais pura espiritualidade (GEN, cap XIV 12).
Colaboradora: Rita Barretto 
Referências Bibliográficas:
Gabriel Delanne, “A Alma é Imortal” – FEB; ESDE, programa complementar - FEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário