www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

30/03/2016

Conflitos



Quando esperamos que o outro haja para conosco de forma branda, pacífica e cordial e nos deparamos com situações contrárias àquilo que desejamos, nos aborrecemos.

No calor das emoções não nos damos conta do que o outro está vivenciando no seu dia para que seja motivado a agir com bravura, muitas vezes ignorância e de forma descortês. Quando isso acontece acabamos nos colocando como vítimas de tais circunstâncias, como se nada tivéssemos  com aquela situação. 

Diante dessa situação de conflito no convívio, precisamos buscar uma forma de diálogo pacífico para que um possa entender a razão do outro e, seguir adiante. Porém, nem sempre é assim, ao contrário, o conflito aumenta e a mágoa se intensifica criando um distanciamento entre os envolvidos no problema.

É preciso muitas vezes no ato do acontecimento, recolher-se e dar tempo para que a mágoa passe, e o tempo se encarregue de trazer a oportunidade do perdão para que se possa seguir sem melindres.

Nada justifica a agressividade, a ignorância  para com o outro, porém, ao reconhecermos que somos seres imperfeitos, cheios de defeitos, em vias de desenvolvimento moral, passamos a admitir que essas situações de conflito são naturais e muitas vezes essenciais para que possamos crescer, discernir e compreender.

Quando alguém age de tal forma, vez ou outra,  certamente pode ter ocorrido algo que motivou aquela atitude negativa, e que necessariamente pode não ter sido motivada pela parte que sofre.É  de tamanha sabedoria compreender o momento, perdoar e seguir.

Quando alguém a age de tal forma, frequentemente, certamente há algo de errado que precisa ser conversado e modificado, mesmo que isso implique um distanciamento entre as partes.

Sejamos indulgentes, benevolentes e caridosos com os que caminham ao nosso lado, sem permitir que a mágoa se instale em seu coração deixando-lhe uma ferida sem perdão.

"7.A dor é uma bênção que Deus envia aos seus eleitos.Não vos aflijais, portanto, quando sofrerdes, mas, pelo contrário, bendizei a Deus todo-poderoso, que vos marcou com a dor neste mundo, para a glória no céu."

" A vida é difícil, bem o sei, constituindo-se de mil picadas que são como alfinetadas e acabam por nos ferir, mas é necessário olhar para os deveres que nos são impostos,  e para as consolações e compensações que obtemos, pois então veremos que as bênçãos são mais numerosas que as dores. O fardo parece mais leve quando olhamos para o alto, do que quando curvamos a fronte para a terra."

(O Evangelho Segundo o Espiritismo,Allan Kardec, tradução José Herculano Pires, Capítulo  IX - Bem-aventurados os mansos e pacíficos, item A Paciência, página 129.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário