www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

01/04/2016

O Espírito



Comecemos entendendo que há três elementos essenciais no ser humano: O espírito, o perispírito e o corpo físico.

1)     ESPÍRITO

É o princípio inteligente do Universo. É nele que fica armazenado todo conhecimento que adquirimos através das inúmeras encarnações. O Espírito se utiliza da matéria (corpo físico) para expor sua inteligência aos que não tem mediunidade para vê-los, ou seja, a matéria não tem inteligência.

 

2)    PERISPÍRITO  

Liga o Espírito ao corpo físico formando o envoltório fluídico do espírito. Como o Espírito não tem uma forma definida, é o perispírito que lhe dá esta forma. Ele é a roupagem do Espírito. O perispírito é semi-material, formado de substância vaporosa, ou seja, ele não tem tanta matéria como o corpo físico, mas não é desmaterializado como o Espírito. É ele que possibilita a comunicação entre o corpo físico e o Espírito e vice-versa.

 

É importante sabermos que numa comunicação espiritual quem aparece ao médium é o Espírito utilizando o perispírito. Como foi dito anteriormente, o Espírito não tem uma forma definida, ele é como uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea. Então, geralmente, ele aparece ao médium com a aparência que tinha na última encarnação, mas ele pode modificar a aparência e aparecer mais jovem, com aparência de outras encarnações, etc. E quem proporciona esta moldagem e modificação é o perispírito. 


O Espírito pode ficar visível e palpável aos encarnados?


Na questão 95 do O Livro dos Espíritos os Espíritos disseram à Allan Kardec que o Espírito pode ficar visível e até palpável aos encarnados na forma, como já dissemos, que lhe convém usando o envoltório semi-material chamado perispírito. Exemplo: Emmanuel não se apresentava com a aparência de sua última encarnação (Manoel da Nóbrega), mas sim com a da encarnação que lhe marcou mais que foi como o senador Públio Lentulus, que viveu na época de Jesus, confirmada no livro "HÁ 2000 MIL ANOS".  

 

3) CORPO (ou matéria).

O corpo físico sem alma seria um corpo de carne sem inteligência.

 

Exemplo: O corpo físico é como uma roupa. Quando a vestimos tem movimento. Quando a tiramos ela fica inerte, não se mexe, não tem movimento. Com o corpo físico é a mesma coisa. O que dá movimento ao corpo físico é o Espírito ou alma juntamente com o fluido vital.

 

Entretanto há determinadas circunstâncias em que o corpo físico existe sem alma.

 Por exemplo: durante o sono ou o coma, a alma sai, mas o corpo físico, apesar de inerte, continua vivo.

O corpo físico e a alma estão separados, mas há um cordão fluídico que os mantém ligados. Mas, quando este cordão se rompe, ou seja, quando a vida orgânica se esgota, a alma não poderá habitar mais este corpo. E um corpo sem alma é uma massa de carne sem inteligência.

 

Podemos concluir que o homem individual e singular, quando encarnado, apresenta uma inteligência que independem de seu corpo físico, a qual chama-se ALMA (ESPÍRITO + PERISPÍRITO + CORPO FÍSICO)

O ser individual e singular, quando desencarnado corresponde ao ESPÍRITO + PERISPÍRITO

Explicando melhor sobre ESPÍRITO E ALMA, podemos dizer que:

Os Espíritos estão em toda a parte; veem e ouvem o que nem sempre conseguimos ver e ouvir.

O homem, enquanto vive fisicamente, é Alma, ou seja, um Espírito encarnado, conservando o que aprendeu em vidas anteriores e armazenando créditos ou débitos morais para as vidas futuras.

 A reencarnação é decorrência da impureza da Alma, pois os Espíritos puros não têm mais necessidade de retorno ao corpo físico. Os Espíritos são criados por Deus, não se conhecendo as suas origens. São seres inteligentes da Criação.  

Qual a diferença de Espírito e alma?

 Ambos são a mesma coisa. Só utilizamos o termo ESPÍRITO quando este está desencarnado e ALMA quando o Espírito está encarnado.


FORMAS DO ESPÍRITO:
O ímã se manifesta pelo magnetismo, que não é visto, mas é sentido e sobre ele ninguém tem dúvida. Poderíamos, pois, a grosso modo, figurar o Espírito como uma energia que, embora invisível aos nossos olhos, faz-se plenamente perceptível pelas suas manifestações, de que não se dúvida.

Quanto à forma, o Espírito (sem o Perispírito, que é o molde fluídico do corpo) pode ser representado, ora como uma flama ou um clarão, ora como uma centelha, variando de cor segundo a sua pureza ou sua elevação.    

TIPOS DE MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO:  

Os Espíritos se manifestam:

1)     Por EFEITOS FÍSICOS (movimentos, ruídos, sons, transportes de objetos etc.); (Exemplificar)

2)    Por via de COMUNICAÇÕES INTELIGENTES (permuta de pensamentos, sinais ou palavras).  (Exemplificar)

 MODOS DE MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO: (não ler)

As manifestações ocorrem de diversos modos. As relações dos Espíritos com o mundo visível podem ser:

1)     OCULTAS  

Quando não tem nada de ostensivo  ou evidente e o Espírito se limita a agir sobre o pensamento.
 

2)    PATENTES  

Quando são apreciáveis pelos sentidos, olfato, audição, paladar, etc.
 

3)    ESPONTÂNEAS  

Quando independem da vontade e ocorrem sem que nenhum espírito seja chamado. De improviso.


4)    PROVOCADAS  

Quando são feitas da vontade, do desejo ou de uma evocação determinada, por influência dos médiuns, que se caracterizam por possuírem faculdades especiais para tal manifestação.

 
      5)    FÍSICAS

Quando se traduzem por fenômenos materiais, tais como ruídos, movimentos e deslocamentos de objetos.

 
6)    INTELIGENTES

Quando revelam um pensamento.

 
7)    APARENTES

Quando o espírito se faz visível, a vista (vidência)

Em vida, o ESPÍRITO atua sobre o corpo através do Perispírito; por este, ele manifesta, produzindo aqueles resultados, fazendo os médiuns falarem, escreverem ou desenharem, através de uma corrente fluídica, dirigindo-lhes as mãos ou lhes ativando o pensamento.

Importante destacar que como há Espíritos evoluídos e atrasados, as comunicações podem ser boas ou más. A prece atrai os bons e afasta os maus.

Os Espíritos obedecem a um sistema de hierarquia apresentada em forma de ESCALA EVOLUTIVA.

Na escala evolutiva, os Espíritos se classificam sobre os seguintes aspectos:

·       Em razão do desenvolvimento;

·       Das qualidades ou imperfeições que possuem.

 Essas escalas espirituais são de TRÊS ORDENS:

3.ª Ordem (Imperfeitos) — c/orgulho, egoísmo, ódio; (impuros) — leviano, pseudo-sábios, neutros; (e perturbadores);

2.ª Ordem (bons) — benévolos, sábios, prudentes, superiores;

1.ª Ordem (puros) — sem nenhuma influência da matéria, com superioridade moral e intelectual ante os outros; não sujeitos a reencarnação, por serem perfeitos.    

 Faz-se necessário compreender a importância do Fluido Vital para o Espírito:

 Quando o Espírito encarna, recebe uma carga de fluido vital (fluido da vida), que chamamos de princípio vital, porque é ele que dá princípio a vida. Este fluido é a energia que o Espírito necessitará para sua experiência reencarnatória.

Por exemplo: o Espírito que reencarna para viver em torno de 20 anos não receberá a mesma quantidade de fluido de quem reencarna para viver em torno de 60 anos. A quantidade de fluido recebido não é a mesma em todos os seres orgânicos.

O Espírito pode viver no corpo físico além do tempo marcado?

Sim. A vida bem vivida pela causa do Bem pode dar “moratória”,ou seja, uma sobrevida, uma dilatação do tempo de permanência do Espírito no corpo de carne.

Qual a função do fluido vital no organismo físico?

Os órgãos se impregnam do fluido vital e este tem a função de dar a todas as partes dos organismos uma atividade. Mas, quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos estão destruídos, ou muito profundamente alterados, o fluido vital se torna impotente para lhes transmitir o movimento da vida, e o ser morre.

 O fluido vital é para o Espírito encarnado o que a pilha é para um aparelho elétrico que, com o tempo vai descarregando. E assim como há pilha que pode ser recarregada, há corpos que também podem.

Então, o Espírito encarnado poderá adquirir este fluido vital, no decorrer da vida, para sua manutenção quando absorve automaticamente e inconscientemente por várias portas de entrada, destacando-se a respiração, a alimentação e os centros de força vital, os chamados chacras, através, por exemplo, do passe e da prece. Há pessoas que possuem o fluido em quantidade apenas suficiente e outras em abundância. Quem tem mais pode transmitir a quem tem menos.

 

 

Fontes:

O Livro dos Médiuns, Allan Kardec

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec

Centro espírita Ismael_SP-Apostila do Curso de Educação Mediúnica-1º ano.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Espírito

 

Comecemos entendendo que há três elementos essenciais no ser humano: O espírito, o perispírito e o corpo físico.

1)     ESPÍRITO

É o princípio inteligente do Universo. É nele que fica armazenado todo conhecimento que adquirimos através das inúmeras encarnações. O Espírito se utiliza da matéria (corpo físico) para expor sua inteligência aos que não tem mediunidade para vê-los, ou seja, a matéria não tem inteligência.

 

2)    PERISPÍRITO  

Liga o Espírito ao corpo físico formando o envoltório fluídico do espírito. Como o Espírito não tem uma forma definida, é o perispírito que lhe dá esta forma. Ele é a roupagem do Espírito. O perispírito é semi-material, formado de substância vaporosa, ou seja, ele não tem tanta matéria como o corpo físico, mas não é desmaterializado como o Espírito. É ele que possibilita a comunicação entre o corpo físico e o Espírito e vice-versa.

 

É importante sabermos que numa comunicação espiritual quem aparece ao médium é o Espírito utilizando o perispírito. Como foi dito anteriormente, o Espírito não tem uma forma definida, ele é como uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea. Então, geralmente, ele aparece ao médium com a aparência que tinha na última encarnação, mas ele pode modificar a aparência e aparecer mais jovem, com aparência de outras encarnações, etc. E quem proporciona esta moldagem e modificação é o perispírito. 


O Espírito pode ficar visível e palpável aos encarnados?


Na questão 95 do O Livro dos Espíritos os Espíritos disseram à Allan Kardec que o Espírito pode ficar visível e até palpável aos encarnados na forma, como já dissemos, que lhe convém usando o envoltório semi-material chamado perispírito. Exemplo: Emmanuel não se apresentava com a aparência de sua última encarnação (Manoel da Nóbrega), mas sim com a da encarnação que lhe marcou mais que foi como o senador Públio Lentulus, que viveu na época de Jesus, confirmada no livro "HÁ 2000 MIL ANOS".  

 

3) CORPO (ou matéria).

O corpo físico sem alma seria um corpo de carne sem inteligência.

 

Exemplo: O corpo físico é como uma roupa. Quando a vestimos tem movimento. Quando a tiramos ela fica inerte, não se mexe, não tem movimento. Com o corpo físico é a mesma coisa. O que dá movimento ao corpo físico é o Espírito ou alma juntamente com o fluido vital.

 

Entretanto há determinadas circunstâncias em que o corpo físico existe sem alma.

 Por exemplo: durante o sono ou o coma, a alma sai, mas o corpo físico, apesar de inerte, continua vivo.

O corpo físico e a alma estão separados, mas há um cordão fluídico que os mantém ligados. Mas, quando este cordão se rompe, ou seja, quando a vida orgânica se esgota, a alma não poderá habitar mais este corpo. E um corpo sem alma é uma massa de carne sem inteligência.

 

Podemos concluir que o homem individual e singular, quando encarnado, apresenta uma inteligência que independem de seu corpo físico, a qual chama-se ALMA (ESPÍRITO + PERISPÍRITO + CORPO FÍSICO)

O ser individual e singular, quando desencarnado corresponde ao ESPÍRITO + PERISPÍRITO

Explicando melhor sobre ESPÍRITO E ALMA, podemos dizer que:

Os Espíritos estão em toda a parte; veem e ouvem o que nem sempre conseguimos ver e ouvir.

O homem, enquanto vive fisicamente, é Alma, ou seja, um Espírito encarnado, conservando o que aprendeu em vidas anteriores e armazenando créditos ou débitos morais para as vidas futuras.

 A reencarnação é decorrência da impureza da Alma, pois os Espíritos puros não têm mais necessidade de retorno ao corpo físico. Os Espíritos são criados por Deus, não se conhecendo as suas origens. São seres inteligentes da Criação.  

Qual a diferença de Espírito e alma?

 

Ambos são a mesma coisa. Só utilizamos o termo ESPÍRITO quando este está desencarnado e ALMA quando o Espírito está encarnado.

 

FORMAS DO ESPÍRITO:

O ímã se manifesta pelo magnetismo, que não é visto, mas é sentido e sobre ele ninguém tem dúvida. Poderíamos, pois, a grosso modo, figurar o Espírito como uma energia que, embora invisível aos nossos olhos, faz-se plenamente perceptível pelas suas manifestações, de que não se dúvida.

Quanto à forma, o Espírito (sem o Perispírito, que é o molde fluídico do corpo) pode ser representado, ora como uma flama ou um clarão, ora como uma centelha, variando de cor segundo a sua pureza ou sua elevação.    

 

TIPOS DE MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO:  

Os Espíritos se manifestam:

1)     Por EFEITOS FÍSICOS (movimentos, ruídos, sons, transportes de objetos etc.); (Exemplificar)

2)    Por via de COMUNICAÇÕES INTELIGENTES (permuta de pensamentos, sinais ou palavras).  (Exemplificar)

 

MODOS DE MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO: (não ler)

As manifestações ocorrem de diversos modos. As relações dos Espíritos com o mundo visível podem ser:

1)     OCULTAS  

Quando não tem nada de ostensivo  ou evidente e o Espírito se limita a agir sobre o pensamento.

 

2)    PATENTES  

Quando são apreciáveis pelos sentidos, olfato, audição, paladar, etc.

 

3)    ESPONTÂNEAS  

Quando independem da vontade e ocorrem sem que nenhum espírito seja chamado. De improviso.

 

4)    PROVOCADAS  

Quando são feitas da vontade, do desejo ou de uma evocação determinada, por influência dos médiuns, que se caracterizam por possuírem faculdades especiais para tal manifestação.

 

5)    FÍSICAS

Quando se traduzem por fenômenos materiais, tais como ruídos, movimentos e deslocamentos de objetos.

 

6)    INTELIGENTES

Quando revelam um pensamento.

 

7)    APARENTES

Quando o espírito se faz visível, a vista (vidência)

Em vida, o ESPÍRITO atua sobre o corpo através do Perispírito; por este, ele manifesta, produzindo aqueles resultados, fazendo os médiuns falarem, escreverem ou desenharem, através de uma corrente fluídica, dirigindo-lhes as mãos ou lhes ativando o pensamento.

Importante destacar que como há Espíritos evoluídos e atrasados, as comunicações podem ser boas ou más. A prece atrai os bons e afasta os maus.

 

Os Espíritos obedecem a um sistema de hierarquia apresentada em forma de ESCALA EVOLUTIVA.

Na escala evolutiva, os Espíritos se classificam sobre os seguintes aspectos:

·       Em razão do desenvolvimento;

·       Das qualidades ou imperfeições que possuem.

 Essas escalas espirituais são de TRÊS ORDENS:

3.ª Ordem (Imperfeitos) — c/orgulho, egoísmo, ódio; (impuros) — leviano, pseudo-sábios, neutros; (e perturbadores);

2.ª Ordem (bons) — benévolos, sábios, prudentes, superiores;

1.ª Ordem (puros) — sem nenhuma influência da matéria, com superioridade moral e intelectual ante os outros; não sujeitos a reencarnação, por serem perfeitos.    

 

 Faz-se necessário compreender a importância do Fluido Vital para o Espírito:

 

Quando o Espírito encarna, recebe uma carga de fluido vital (fluido da vida), que chamamos de princípio vital, porque é ele que dá princípio a vida. Este fluido é a energia que o Espírito necessitará para sua experiência reencarnatória.

 

 Por exemplo: o Espírito que reencarna para viver em torno de 20 anos não receberá a mesma quantidade de fluido de quem reencarna para viver em torno de 60 anos. A quantidade de fluido recebido não é a mesma em todos os seres orgânicos.


O Espírito pode viver no corpo físico além do tempo marcado?


Sim. A vida bem vivida pela causa do Bem pode dar “moratória”,ou seja, uma sobrevida, uma dilatação do tempo de permanência do Espírito no corpo de carne.


Qual a função do fluido vital no organismo físico?

 

Os órgãos se impregnam do fluido vital e este tem a função de dar a todas as partes dos organismos uma atividade. Mas, quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos estão destruídos, ou muito profundamente alterados, o fluido vital se torna impotente para lhes transmitir o movimento da vida, e o ser morre.

 

O fluido vital é para o Espírito encarnado o que a pilha é para um aparelho elétrico que, com o tempo vai descarregando. E assim como há pilha que pode ser recarregada, há corpos que também podem.

 

Então, o Espírito encarnado poderá adquirir este fluido vital, no decorrer da vida, para sua manutenção quando absorve automaticamente e inconscientemente por várias portas de entrada, destacando-se a respiração, a alimentação e os centros de força vital, os chamados chacras, através, por exemplo, do passe e da prece. Há pessoas que possuem o fluido em quantidade apenas suficiente e outras em abundância. Quem tem mais pode transmitir a quem tem menos.

 

 

Fontes:

O Livro dos Médiuns, Allan Kardec

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec

Centro espírita Ismael_SP-Apostila do Curso de Educação Mediúnica-1º ano.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário