www.casairmaelisabete.org

A Casa da Caridade Irmã Elisabete é uma instituição espírita filantrópica, fundada em 20/03/2000 por Lívia Pereira Santos (in memorian). Sem fins lucrativos, depende de doações para manutenção de suas atividades sociais e despesas. Agradecemos a colaboração!

DOAÇÕES - Caixa Econômica
AG.: 1018 OP: 003 C/C: 911-9

Conheça a Programação de atividades da Casa da Caridade Irmã Elisabete: www.casairmaelisabete.org

ENDEREÇO:Rua do Cascalho, nº 51, Pituaçu, Salvador, Bahia.

Contato: casadacaridade01@gmail.com

FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: 7:00 as 21:00 h.
Sábados: 7:00 às 17:00 h.
Esse blog tem por objetivo a difusão primeira do ESPIRITISMO, fundamentada nos princípios básicos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

O Problema Científico


O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Tradução de José Herculano Pires.

O Problema Científico

“A ciência propriamente dita, como ciência, é incompetente para se pronunciar sobre a questão do espiritismo: não lhe cabe ocupar-se do assunto e seu pronunciamento a respeito, qualquer que seja, favorável ou não, nenhum peso teria. (Allan Kardec).”


·       A Doutrina tem um caráter científico, caráter próprio, pois se trata de uma ciência que deve ter seus próprios métodos, uma vez que seu objeto não é a matéria, mas o Espírito.

·       A insistência do “caráter científico” se deve ao fato de que “O Livro dos Espíritos” vem abrir uma nova era no estudo dos problemas espirituais.

·       O Espiritismo vem mostrar a possibilidade de encararmos os problemas espirituais através da experiência agostiniana, ou seja, através da razão que aplicamos aos problemas materiais.

·       O Livro dos Espíritos se apresenta como o divisor de águas, em que tudo aquilo que, antes dele, constitui o espiritualismo, pode ser chamado de “espiritualismo utópico”, e tudo o que vem com e depois dele, seguindo a sua linha doutrinária,” espiritualismo científico”.

·       Com O Livro dos Espíritos o sobrenatural tornou-se natural. Tudo se reduziu a uma questão de conhecimento das leis que regem o universo. Não existe o sobrenatural, senão para a ignorância humana das leis naturais, uma vez que o Universo é um sistema único, e todas as suas partes se entrosam na grande estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário